Review: Superando obstáculos em "Intocáveis"


por Cremilton Souza

Intocáveis, uma comédia dramática que levou cerca de 20 milhões de franceses aos cinemas e atingiu a marca de 32,5 milhões de espectadores na Europa, este filme conta com enredo baseado em fatos reais e no livro o segundo suspiro sobre a vida de um aristocrata rico Philippe Pozzo di Borgo (François Cluzet) que, se faz narrador da história, ele ficou tetraplégico após sofrer um grave acidente de parapente. Sendo assim, surge a necessidade de contratar um assistente, ele opta por recrutar para a função Driss ( Omar Sy), um jovem problemático e sem nenhuma experiência para o cargo. Como já era de se esperar no início ele comete muitos erros, mas conseguiu o mais importante ganhar a confiança de Philippe, por ele não tratá-lo com compaixão, como um impotente.

Os diálogos e a direção são relevantes no sucesso do drama. Eric Toledano, Olivier Nakache, nomes por trás dessa aclamada produção, dão total liberdade para os atores comporem e criarem seus personagens François e Omar Sy  demonstraram  um entrosamento fantástico, suas falas são naturais e harmoniosas, construídas com humor e emoção. O elenco de forma geral merece destaque, uma vez que todos conseguiram passar veracidade em suas atuações. A trilha sonora, as sequências de imagens e o roteiro estão impecáveis. 

A trama é ambientada em uma sociedade inserida no preconceito, vicio e problemas familiares, Philippe sofre as garras do preconceito por ser portador de necessidades especiais, as pessoas o olham com sentimento de pena e o julga incapaz, por outro lado, Omar sofre o mesmo fenômeno, mas com um olhar diferente por ser ex-presidiário e viver na periferia era visto como bandido, como pessoa perigosa e sem compaixão, mas isso era o que Philippe almejava, ele não queria que tivesse compaixão dele e nem que limitasse sua vida a  um vegetal.   
  

O filme retrata o drama das pessoas portadoras de deficiência tendo Philippe um legítimo representante, alguém para dizer sou deficiente, mas estou vivo, não preciso que sintam pena de mim, em nenhum momento, Omar teve esse tipo de sentimento, ele fez com que Philippe se sentisse vivo, levando-o para dar voltas pelas ruas de Paris no meio da madrugada e a fazer coisas que talvez o aristocrata nem imaginasse que era capaz de fazer novamente, mesmo tetraplégico ele saltou de parapente outra vez. Com pequenos gestos de humanidade e empatia Driss conquistou a admiração de Philippe e se tornaram melhores amigos.

O longa metragem transmite uma mensagem com um novo olhar sobre a deficiência física, percebe-se que, os deficientes não querem ser vistos como impotentes, incapazes, com sentimento de pena e compaixão, já que eles podem viver naturalmente, como praticar esportes, fazer inúmeras atividades adequando as suas necessidades, Philippe casou-se novamente e teve duas filhas e atualmente vive em Marrocos, já Driss montou uma empresa, se casou e tem três filhos.

Assim sendo, Intocáveis une drama e comédia com diálogos riquíssimos unindo amor ao próximo com humanidade e emoção, o filme deve seu sucesso sem dúvida ao roteiro bem construído com boas sequências de imagens em sua narrativa e a seu elenco com magníficas interpretações, finalizo com uma pergunta por que um filme com tamanha repercussão, ótimo texto, não teve seu merecido reconhecimento pela academia norte americana?
**** (4,5/5)


Intocáveis, França, 2012

Diretor:Eric Toledano, Olivier Nakache

Elenco:François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny

Duração: 1h 52min

Comentários
0 Comentários

0 comentários: